sexta-feira, 22 de julho de 2011

Justiça Brasileira - Parte I

Ministro do STF participa de casamento de advogado dos Nardoni, na Itália

Por Redação Yahoo! Brasil | Yahoo! Notícias

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli faltou a um julgamento para participar do casamento do advogado criminalista Roberto Podval na ilha de Capri, ao Sul da Itália. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo” desta sexta-feira (22).
   
Toffoli (à esquerda) faltou à sessão no Supremo para ir a casamento de Podval (à direita), na Itália
Toffoli (à esquerda) faltou à sessão no Supremo para ir a casamento de Podval (à direita), …
Toffoli é relator de dois processos nos quais o criminalista atua como defensor e já atuou em outros dois casos de Podval, advogado de Sérgio Gomes da Silva (acusado de matar o prefeito petista Celso Daniel), e do casal Nardoni, condenado por matar a filha.

A legislação brasileira prevê que o juiz deve se declarar impedido por suspeição caso seja “amigo íntimo” de uma das partes do processo. Ou seja, ele não é proibido de ter amizade com qualquer pessoa, mas deve sair dos casos em que possa sofrer influência por conta dessa relação.

A cerimônia aconteceu no dia 21 de junho. No dia seguinte, oito ministros do Supremo votaram o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço prestado, em Brasília. Toffoli faltou à sessão.

A reportagem da “Folha” diz que os noivos ofereceram aos 200 convidados dois dias no Capri Palace Hotel. As diárias no hotel cinco estrelas vão de R$1,4 mil a R$13,3 mil. Mas, Toffoli não quis esclarecer se os gastos com a viagem foram cortesias do noivo. “É importante esclarecer que a viagem do ministro foi de caráter estritamente particular. Diante desse fato, ele se reserva o direito de não fazer qualquer comentário sobre seus compromissos privados”, disse a assessoria do ministro.

Podval também se recusou a dar qualquer esclarecimento sobre o assunto. " Sobre ele ou qualquer convidado, eu não respondo, não tem sentido. É até indelicado da sua parte (a pergunta). É uma matéria (da Folha) de muito mau gosto", lamentou Podval..

Nenhum comentário: