O QUE É O PODER?
Nildo Viana
Muito
se fala no poder nas universidades, nos meios de comunicação de massas,
nos meios políticos. Alguns querem conquistá-lo, outros querem
destruí-lo. Entretanto, poucos definem com clareza o que se entende por
poder. Foucault afirma que ele é uma “relação de forças”, mas nunca
dizem quais são estas forças que se relacionam e em que elas consistem. O
“marxista”-estruturalista Nicos Poulantzas coloca que o poder é
resultado da exploração de classe. E vemos assim um sem número de
definições imprecisas e que não conseguem revelar o verdadeiro caráter
deste fenômeno social.
O poder só pode ser compreendido como uma relação social. ocorre, porém, que tudo que existe na sociedade é uma relação social. O que importa saber é que tipo de relação social específica constitui o poder. O poder é uma relação social de dominação, o que implica na existência de dominantes e dominados. Os dominantes, nesta relação, exercem a dominação sobre os dominados.
Já sabemos o que é o poder, mas resta ainda saber qual é sua razão de ser,
ou seja, por qual motivo existe o poder, a dominação? Alguns ideólogos
dizem que ele surgiu devido à “vontade de poder” que seria inata ao ser
humano. Ao enviar para a natureza humana a razão de ser do poder, se
cria uma ideologia que busca tornar natural e universal algo que é
histórico e transitório. Esta ideologia é bastante convincente tendo em
vista que nascemos e vivemos em uma sociedade que tem como base de
sustentação o poder. É uma sociedade marcada por ideologias que
santificam o poder (a “santificação do poder” surge com o cristianismo e
se torna mais forte com a sua institucionalização na Idade Média, tal
como se vê na ideologia do poder divino e na hierarquia e idolatria
existente nas igrejas). Ao lado da santificação do poder e indo além
dela, surgem novas formas de ideologias que justificam o poder e
tornando-o algo constitutivo da história da humanidade tal como expresso
na filosofia e na ciência moderna. Esta última chega mesmo a substituir
a religião como forma suprema de justificar o poder, realizando a
grande tradução fictícia da história da humanidade em uma eterna e
imutável luta pelo poder, de acordo com os interesses da classe
dominante, tal como se vê, para ficar em apenas um exemplo, na ideologia
darwinista da luta pela existência, amplamente criticada por Kropotkin e
outros pensadores que rompem com esta versão naturalista da ideologia
burguesa.
Se
consultarmos a historiografia e a etnografia, veremos que existem
sociedades em que os indivíduos não possuem nenhuma “vontade de poder”
e, por conseguinte, tal vontade não é natural nem universal. Assim como o
poder, a “vontade de poder” (que difere da vontade de potência, no
sentido de superar a alienação e sentimento de impotência gerado a
partir dela) é um produto histórico e transitório. Mas compreender a
razão de ser do poder é difícil porque esteamos acostumados com a
divisão capitalista do trabalho intelectual e assim não nos é fácil
perceber que o poder não é algo que pertence à esfera do político, que
seria, segundo a ideologia burguesa, separada da esfera “econômica”,
“cultural”, etc. O poder surge com a instituição da dominação de um
grupo de seres humanos sobre outros seres humanos e isto surge
historicamente com o advento da escravidão (no caso da Europa
Ocidental).
A
escravidão surgiu quando se descobriu que os prisioneiros feitos nas
guerras intertribais podiam ser, como os animais, “domesticados”,
transformados em “cativos” e colocados para trabalhar para daí se
extrair mais-trabalho. Em poucas palavras, dominação e exploração nascem
juntas e só podem continuar existindo juntas. Isto quer dizer que a
razão de ser da dominação é a exploração, embora a divisão capitalista
do trabalho intelectual ofusque, com sua distinção entre economia e
política, a ligação indissolúvel entre elas.
A
instituição da dominação e exploração de uma classe social sobre outra
não se faz sem a luta e a resistência das classes e grupos explorados e
dominados. Por isso é necessário a formação de uma instituição e de um
grupo social cuja função seja reprimir a resistência dos explorados: o
estado. O surgimento do estado significa o surgimento de uma nova classe
social: a burocracia. Esta se caracteriza por ser uma classe auxiliar
da classe dominante, pois ela existe para manter e regular a dominação
de classe existente. O estado é, pois, uma relação de dominação de
classe cujo objetivo é manter a exploração de classe, as relações de
produção que fundamentam esta exploração.
Porém,
a dominação de classe cria um conjunto de necessidades que produz a
generalização da dominação em todas as esferas da vida social, passando a
atingir as relações familiares, as escolas, etc., criando uma
diversidade de formas de opressão: sexual, racial, etária, etc. A
manutenção da dominação de classe exige um intenso controle social sobre
toda a sociedade, o que cria focos de resistência em todas as esferas
da vida social, gerando diversas formas de conflitos sociais.
A
abolição da dominação só é possível através da instauração da
autogestão social. A instauração da autogestão social, por sua vez, só é
possível através da autogestão das lutas sociais pelas classes e grupos
explorados e oprimidos. É impossível superar a dominação através da
reprodução da dominação, tal como propõe o chamado “marxismo”-leninismo
com sua proposta de partido de vanguarda e estado de transição, que são,
na verdade, embriões do domínio da burocracia que quer se tornar uma
nova classe dominante. Através da autogestão das lutas sociais já se
esboça novas relações sociais, fundamentadas na solidariedade e na
igualdade, que se concretizam com a autogestão social, que significa a
abolição das classes e, conseqüentemente, da dominação de classe, ou
seja, do poder.
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