domingo, 7 de janeiro de 2018

Corrupção e ética: Onde reside a esperança...


A política é um desdobramento da ética, foi assim que Aristóteles a definiu. Se, por meio de algum portal do tempo e espaço, como nos filmes de ficção científica, Aristóteles tivesse conseguido visitar o Brasil que conhecemos hoje, certamente redefiniria seus conceitos de política, tal como conhecemos hoje através de sua grande obra: A política. 
Visto que, a política brasileira vive sob o domínio da corrupção em níveis tão elevados que chega a parecer um problema irreversível. Sem corrupção, os políticos deste país, dificilmente sobreviveriam pela via da ética, da moralidade e da honestidade, ainda que dentro do limite mínimo desses valores. Pôr em prática esses valores na política parece um sacrifício suicida do próprio político/candidato.
Outrossim, sabe-se que a mudança das campanhas e da política, do mal para o bem,  imprescinde, inevitavelmente, do compromisso dos referidos agentes que, por sua vez, são beneficiários do grande mal da corrupção. Portanto, o alcance de nossas esperanças, acerca do combate a corrupção, depende muito de quem sobrevive da própria corrupção...    

Nenhum comentário: