sábado, 29 de junho de 2019

Doutor ou PhD? O que os títulos acadêmicos querem dizer


  • Você acha que o título de PhD é maior que o de Doutor?
  • Não se engane com o tal do PhD…
Nessa minha vida já rodei algumas universidades, centros de ensino e faculdades. Algo muito peculiar que acontece, vez ou outra, é presenciar alunos de graduação e pessoas fora dessas instituições falando: “Nossa, Fulana ou Ciclano é PhD”, parecendo que isso é algo sobrenatural. E, vira e mexe, você vê na internet alguns profissionais se vendendo como PhDs em alguma coisa, como se fosse algo muito além do possível de alcançar…(e muitas vezes nem são, usam isso para vender cursos, palestras, livros…).
Parece que se Fulana é PhD ela tem um título mais importante do quem é Doutor (a). Afinal, ter um PhD não é para qualquer uma ou um… Ou seja, numa escala de importância, o PhD parece ser o último degrau. Certo?
Pois é, sinto informar, mas se você pensa assim, está enganada (o). As universidades federais brasileiras, tecnicamente, estão repletas de PhDs.

PhD = Doutor (a)

Ora, se é a mesma coisa, por que existem dois nomes? E o pior, duas siglas: D.r (a)1 e PhD?
Vamos por partes.
PhD é a abreviação de Philosophiae Doctor. Já D.r1 (a) é a abreviação de Doutor ou Doutora. O Doutor ou Doutora é quem fez doutorado no Brasil. Quem faz o doutorado recebe o título de Doutor, como no meu caso, sou Doutor em Ciências, pelo programa de pós-graduação em Psicobiologia, da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. Tá vendo pela descrição que fiz no Brasil, certo?
Esse tipo de pós-graduação existe em outros países. Por exemplo, nos Estados Unidos quem obtém o título na mesma área que eu é PhD, não Doutor. Em outras palavras, o título é o mesmo, mas cada país rege a nomenclatura de forma diferente.

Por: Bruno Marinho de Sousa

Nenhum comentário: